terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Brutalidade Policial no Grémio Lisbonense

Na tarde de 6ª feira, 8 de Fevereiro, uma violenta carga polícia atacou sócios e frequentadores do Gremio Lisbonense, no Rossio, em Lisboa. Dessa brutal investida da polícia, à bastonada, resultaram quatro pessoas hospitalizadas e foi presa uma pessoa. O pretexto foi o despejo do Grémio, ameaçado há vários anos pelo senhorio, que pretende levar a cabo um projecto de especulação imobiliária neste local muito apetecido pelos especuladores. Nos últimos meses, a luta do Grémio pela preservação das suas instalações históricas (onde estava há mais de 150 anos) assumiu uma maior intensidade, com o envolvimento de muita gente jovem e de personalidades conhecidas, tornando-se num popular centro cultural no centro da cidade, onde diariamente decorriam múltiplas actividades.

Apesar da resistência, as instalações foram ocupadas pela polícia e estão agora encerradas. É mais uma associação cultural que tentam encerrar no centro da cidade, vítima da ganância imobiliária. Apenas a luta sem tréguas e sem ilusões em grandes salvadores (Câmara, etc.), por parte dos apoiantes do Grémio e de toda a população de Lisboa, pode ainda impedir mais esta perda.


Vídeos dos incidentes estão disponíveis em
http://www.tvnet.pt/noticias/video_detalhes.php?id=19585, http://www.tvnet.pt/noticias/video_detalhes.php?id=19587 e http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=325426&tema=27.

Também podes ler o artigo da Lusa: http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/81245d409822c2fec2785d.html e um relato dos protestos na Rede Libertária (http://redelibertaria.blogspot.com).

10 de Fevereiro de 2008O Colectivo Mumia Abu-Jamal

Novo blogue: http://cma-j.blogspot.com/Novo endereço email: cmaj_pt@yahoo.com