terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Despejo do Grémio Lisbonense: Mais um caso de repressão policial

Nos últimos meses, o Grémio Lisbonense, associação com mais de 150 anos, tornou-se um espaço querido para tod@s @s que o passaram a frequentar, transformando-se num centro de dinamismo cultural e ponto de encontro nesta cidade abandonada aos caprichos da especulação imobiliária.

Na sequência de um despejo ordenado pelo tribunal e, em defesa do espaço, várias dezenas de pessoas concentraram-se junto à entrada, decidindo mais tarde avançar com um protesto pacífico através da ocupação da escadaria do Grémio.

Quando as pessoas chegaram à porta do Grémio, esta estava a ser guardada por cinco polícias. Reparou-se que tinham retirado as suas identificações do peito. Um dos polícias perguntou “que fazem aqui?”. Uma manifestante respondeu simplesmente “Estamos aqui” e os polícias começaram a empurrar e a agredir gratuitamente as pessoas à bastonada. Após vários apelos à calma e ao aparecimento de um membro da direcção do Grémio as agressões pararam. Os presentes, que foram agredidos, não desmobilizaram, pedindo os nomes dos polícias que os agrediram, o que não obtiveram. Passados alguns instantes, não tendo havido desmobilização, chegaram reforços policiais que, juntando-se aos já existentes, começaram a varrer à bastonada a escadaria do Grémio até os manifestantes serem expulsos do edifício.

Diversas pessoas tiveram de receber tratamento hospitalar.

Um manifestante foi detido e levado para a carrinha às escondidas, sendo posteriormente espancado na esquadra.

A repressão injustificada por parte da polícia sucedida no Grémio Lisbonense insere-se no contexto mais vasto daquela que é a actuação normal da polícia.

Recordemos que no dia 25 de Abril de 2007, em que se comemorou mais uma vez a pretensa liberdade de expressão e de manifestação, a polícia foi utilizada para defender cartazes xenófobos de partidos fascistas e para atacar brutalmente uma manifestação anti-autoritária contra o fascismo e o capitalismo no Chiado.

Devemos compreender que a mesma lógica preside à repressão contra manifestações, ao clima de intimidação policial instalado nos bairros sociais e à acção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras contra os imigrantes tornados descartáveis.

Unamo-nos contra a repressão policial! Não deixemos passar imunes os crimes do Estado!

Colabora! Participa! Reage!


Para mais informação: http://www.bastounada.blogspot.com/